Sábado, 19 de Setembro de 2020
83996891484
Saúde Suicídio

Rede de assistência à saúde mental em Patos ganha reforço na prevenção aos casos de suicídio

Saúde mental é de fato um problema de saúde pública no município de Patos

11/09/2020 07h10
182
Por: Redação Fonte: Redação, com coordecom
Rede de assistência à saúde mental em Patos ganha reforço na prevenção aos casos de suicídio

O mês de setembro ganhou a inferência de "Setembro Amarelo" para que seja intensificado um trabalho especial voltado às doenças psíquicas que vem ganhando notoriedade pelo avanço de registro em casos de suicídio em todo o Brasil e Patos não é diferente.

 

E, sendo nesta quinta-feira (10), lembrado como o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio. Data que serve como um alerta para um tema delicado e que algumas correntes até mesmo evitam diálogos sobre o assunto. Foi intensificado um debate na rede de assistência à saúde mental, da Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de saúde, sobre a presença do suicídio nas famílias patoenses nas mais variadas faixas etárias, mas, de forma mais efetiva na juventude patoense.

 

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, e envolve pessoas de todas as idades. Os mesmo dados também levantam algo impressionante, que aponta para um suicídio a cada 40 segundos.
 

 

O secretário de Saúde de Patos, José Francisco (Zeca), ressaltou que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e ainda as unidades de saúde como atenção primária, estão atentos aos sinais que indicam essa tendência, para que assim possam intervir adequadamente, na prevenção da doença, movimentando uma equipe especializada e multidisciplinar na realização de diversas atividades nos serviços como CAPS, CER, Centro de Especialidades Frei Damião.

 

Esse processo é iniciado por uma educação específica conscientizando as pessoas sobre a detecção dessa tendência e do tratamento existentes para as pessoas com sintomas de depressão. Para isso, serão realizados PIT STOPs em pontos estratégicos com a população  em geral.
 

 

Ficou decidido que o Centro de Especialidades Frei Damião contará em breve com uma equipe de profissionais para reforçar o atendimento aos agravos da saúde mental, e consequentemente promover mais prevenção aos casos de suicídio e que as equipes de saúde do município estão atentas e capacitadas para promover atividades relacionadas ao controle dos fatores de riscos que antecedem o adoecimento das pessoas.



 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias