Quinta, 01 de Outubro de 2020
83996891484
Geral Amazônia

Desmatamento na Amazônia em 2020 pode superar o recorde alcançado em 2019

Aumento já havia sido previsto pelo Ibama e ambientalistas. Os alertas atingiram a marca dos 9.205 km2, 33% a mais do que no ano anterior.

10/08/2020 09h15 Atualizada há 2 meses
338
Por: Redação Fonte: Redação
Desmatamento na Amazônia em 2020 pode superar o recorde alcançado em 2019

Nesta sexta-feira(07Agosto2020) foi divulgado os dados oficiais do Deter, sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial(INPE) que indica que de agosto de 2019 até o dia 31 de julho de 2020. 9.205 km² de área da floresta foram desmatadas na Amazônia. No mesmo período dos anos anteriores, esse número tinha ficado em 6.844 km². Os dados apenas do mês de julho apresentaram 1.654 km² de desmatamento.

Esse resultado é apenas uma prévia, mas já significa que a taxa oficial de desmatamento deste ano será maior do que a do ano passado. O desmatamento ocorreu em todos os estados da Amazônia Legal, mas os piores índices foram no Pará, Rondônia e Mato Grosso. Entre os municípios da Amazônia Legal que mais desmataram nos últimos 12 meses estão Altamira (PA) com 717 km²; São Félix do Xingu (PA) com 513 Km²; Porto Velho (RO), com 403 Km² e Lábrea (AM), com 380 Km² de alertas no período.

Essa temporada na Amazônia não será recuperada. Quem derruba floresta quer recuperar seu investimento, e isso passa pela queima da vegetação desmatada para limpar o terreno, o que vai acontecer mais cedo ou mais tarde, com ou sem moratória de fogo. Coibir as queimadas começa com controlar o desmatamento”, afirma a diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Ane Alencar.Os três maiores bancos privados do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santader, anunciaram um plano integrado com dez medidas prioritárias para a região amazônica, contribuindo com a conservação e desenvolvimento sustentável da floresta e com medidas para conter o desmatamento.

Esta semana, um grupo de 62 organizações não governamentais, entre elas a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, elaborou uma lista de cinco medidas emergenciais para tentar conter o problema.Uma das medidas apresentadas é a Moratória do Desmatamento da Amazônia Legal por pelo menos cinco anos.

O Desmatamento é atualmente um dos maiores desafios da humanidade. Crescente em muitas regiões do planeta, a retirada da cobertura vegetal tem preocupado o mundo todo.

Desmatamento, também chamado de desflorestamento, consiste na retirada da cobertura vegetal parcial ou total de um determinado lugar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias