Sábado, 11 de Julho de 2020
83996891484
Saúde Hábitos errados

8 Costumes Do Banho Que É Melhor Evitar

São hábitos diários no banho em casa

26/06/2020 17h50 Atualizada há 2 semanas
357
Por: Redação Fonte: Redação, com CNN
8 Costumes Do Banho Que É Melhor Evitar

Tomar banho é um hábito comum nas mais diversas culturas.

Apesar dos mais variados jeitos de se lavar, é uma necessidade humana que é realizada de diferentes maneiras  e com diferentes costumes e hábitos.

É possível identificar as diferenças no ato de tomar banho se nos atentarmos às diferentes arquiteturas dos banheiros dos diferentes lugares do mundo.

Há ainda pessoas e culturas que costumam tomar mais de um banho por dia, pessoas que não conseguem ficar sem lavar e enxaguar os cabelos e há ainda os que optam por omitir o banho por um ou até alguns dias.

Alguns costumes nesse ato tão natural do ser humano podem prejudicar a saúde de maneiras que muitas vezes não paramos para pensar ou levar em consideração. Confira a seguir 8 costumes no ato de tomar banho que é melhor evitar.

Não lavar os pés adequadamente

Lavar e cuidar dos pés é tão importante e significativo quanto o resto do corpo, então não dar a devida atenção ao principal membro de sustentação do corpo humano pode ser prejudicial porque segundo renomados cientistas, os pés, especialmente entre os dedos, são as partes do corpo que carregam um enorme  número de diferentes tipos de bactérias que se não forem higienizados de maneira adequada as bactérias se proliferarão facilmente.

 

Cuidados com a pele do rosto

A praticidade de lavar o rosto no banho é indiscutível, no entanto dermatologistas renomados desencorajam essa ação pelo fato de que a temperatura da água do banho normalmente é maior que a água da pia, e a água muito quente pode ressecar a pele do rosto, que tem uma camada mais fina e é mais sensível do que a pele do resto do corpo. Lavar o rosto no chuveiro com água quente pode causar vermelhidão, ressecamento e irritabilidade na derme do rosto.

 

os cuidados com a pele do rosto

 

Lâminas para a retirada de pelos

Deixar as lâminas para a retirada de pelos no banheiro pode causar muitas intercorrências. É de grande importância  considerar que uma lâmina com diversas áreas minúsculas pode ser um terreno frutífero para as mais diversas bactérias e germes. O contato da lâmina com o vapor do chuveiro pode resultar na oxidação do material, resultando em ferrugem que se em contato com algum ferimento da pele pode desencadear em uma infecção por tétano. Por isso é importante conferir se a navalha esta guardada longe do chuveiro e sem ferrugem.

 

Banheira limpa coração tranquilo

Negligenciar a limpeza da banheira pode ser consideravelmente prejudicial porque o material que as banheiras são construídas fazem com que sejam mais propensas ao acúmulo tanto de impurezas quanto de bactérias do que os chuveiros. Por isso é recomendado que a banheira seja limpada ao menos duas vezes por semana com uma escova e produtos de limpeza, e é preciso ter também atenção que os produtos sejam retirados após a limpeza para não entrarem em contato com a pele, o que pode ser prejudicial à saúde.

 

Banheira limpa evita acúmulo de bactérias

 

Cuidados com os cabelos

Fazer um casulo com a toalha para que os cabelos sequem após o banho pode ser prejudicial porque algumas pessoas fazem os casulos muito apertados, e deixar os cabelos na toalha por muito tempo cria um ambiente úmido que é propenso para a propagação bactérias. O melhor a se fazer nesses casos é secar os cabelos de maneira suave e delicada sem deixar na toalha por muito tempo. As mesmas recomendações são feitas aos cuidados com a pele do corpo, o ato de esfregar demais na secagem de depois do banho pode ser prejudicial, o ideal é que a pele seja secada com delicadeza e cuidado.

 
 

cuidados com a pele e cabelo

 

Cuide da sua esponja

Lavar a esponja de lavagem corporal com regularidade é importante porque assim como todos os ambientes úmidos esse também é propenso pela proliferação de bactérias e também, como esse item é usado para retirar a sujeira do corpo se a sujeira ficar se acumulando no objeto não será possível usar como um item de limpeza. É importante considerar a troca periódica da esponja de banho.

 

cuidados com a esponja

 

Esfoliação pode ser prejudicial

Realizar a esfoliação da pele com periodicidade constante pode prejudicar a cútis tanto do rosto quanto do corpo  porque além de causar vermelhidão, irritações e erupções cutâneas deixa de respeitar o ciclo natural da pele que dura em média 25 dias. O ideal é realizar a esfoliação de uma a no máximo duas vezes por semana, dependendo do tipo da pele e das recomendações do dermatologista. Existem diversos produtos no mercado adequados para a esfoliação dos mais diversos tipos de pele, basta uma orientação adequada para encontrar o produto certo direcionado para a peculiaridades das diferentes peles de cada pessoa.

 
 

A esfoliação em excesso pode ser prejudicial

 

Não tomar banho depois dos exercícios físicos

Depois de realizar esportes dos mais variados tipos, o que frequentemente gera suor e cansaço o ideal é que se tome banho porque o suor pode ajudar na aglomeração de bactérias que podem acarretar infecções de diversos tipos. Fora que o suor muitas vezes desencadeia um odor desagradável, e o banho pode dar além da sensação de limpeza e renovação sem contar que depois do banho o ficamos geralmente com um cheiro bom, o que é agradável para as pessoas em volta.

 
 

Tome banho depois de se exercitar!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias