Quinta, 02 de Julho de 2020
83996891484
Saúde COVID 19

Covid-19: droga para HIV tem bons resultados em teste com coronavírus

Estudo em fase inicial realizado pela USP de Ribeirão Preto utiliza medicamento da mesma família que o Remdesivir

01/06/2020 11h59
461
Por: Redação Fonte: Redação, com Veja
Covid-19: droga para HIV tem bons resultados em teste com coronavírus

Um estudo do Departamento de Ciências Biomoleculares da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto em parceria com o departamento de biologia celular da Faculdade de Medicina da mesma universidade, entre outras iniciativas, obteve resultados promissores para o tratamento de Covid-19 com o medicamento tenofovir desoproxila fumarato (TDF), normalmente utilizado para quadros de Aids hepatite B.

O estudo começou a ser desenhado após pesquisas internacionais apontarem resultados positivos do também antiviral Remdesivir. Após a divulgação dessas análises, especialistas brasileiros que trabalhavam há cinco anos no desenvolvimento do principio ativo, entre outros aspectos da produção do TDF, decidiram buscar parceiros para adaptar as pesquisas e, deste modo, procurar respostas acerca do uso do remédio no tratamento da Covid-19. “O TDF e o Remdesivir atuam com os mesmos mecanismos. São sim, medicamentos diferentes, mas pertencem à mesma família”, explicou um dos líderes do estudo, o doutor em química e professor da faculdade de ciências farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto Norberto Peporine Lopes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias