Quinta, 02 de Julho de 2020
83996891484
Especiais Lúcia Braga

A Paraíba perde uma Mulher vultosa, a ex-deputada Lúcia Braga, aos 85 anos

No dia em que Lúcia Braga foi à minha cidade

08/05/2020 19h11 Atualizada há 2 meses
893
Por: Redação Fonte: Rita Bizerra - Jornalista DRT 3336
A Paraíba perde uma Mulher vultosa, a ex-deputada Lúcia Braga, aos 85 anos

A lembrança que tenho da primeira vez que vi a ex-deputada Lúcia Braga, quando veio à minha terra natal inaugurar o Conjunto Habitacional que recebera seu nome, uma homenagem prestada pelo então Prefeito do Município, Dr. Geneton Carvalho de Almeida.

É sabido em todo o Vale do Piancó a amizade política e pessoal, entre o ex-prefeito de Olho d'Água e o então governador do estado Wilson Leite Braga naquela época e era o segundo mandato exercido pelo Dr. Geneton, no ano de 1985, quando ele conseguira com o governo de estado, através da Secretaria Estadual de Habitação a edificação de casas populares para as pessoas mais carentes do município e nasceu o Conjunto Lúcia Braga, situado ao lado esquerdo no perímetro entre o Triângulo e a cidade de Olho d'Água.

Não me recordo o número de casas construídas naquele momento, mas, era em torno de 50% das existentes hoje, haja vista, fora construído junto, o Conjunto Habitacional Antonio Fausto de Almeida e outras poucas casas posteriormente. Se bem que, para agradar o governador o Prefeito registrou como patronesse a esposa Lúcia Braga e ela fez questão es está presente à inauguração. 

Bom, mais a boa lembrança que tenho é que já no final do ano, não me lembro a data, a cidade inteira se organizou para a inauguração do Conjunto, as pessoas inscritas hiper felizes por estarem prestes a receberem a sua casa própria e uma grande felicidade na cidade, naquela época político sofria já, mas, eram mais respeitados pelas pessoas. E, para as crianças políticos eram pessoas importantes, eram "deuses".

Lembro-me bem que da casa do Sr. Antonio Fausto para o Conjunto era aquele movimento de pessoas e carros. Eu na época morava na casa de Lourival Tolentino e ainda bem entristecida com a perda de uma pessoa muito importante da minha vida, que havia falecido há alguns meses, a dona Jovelina, minha quase mãe, mas, estava ali na porta vendo o movimento e de repente todo o povo veio do Conjunto para o campo de futebol que ficava onde é atualmente, do lado do Hospital e Maternidade Geneton Carvalho, hoje, Centro Administrativo.

Chegaram uns amigos de carro e me convidaram para ir junto receber a deputada e a molecada estava toda inocentemente lá esperando a chegada, quando de repente a gente começou escutar um barulho que foi se aproximando e a molecada começou chorar que o mundo estava se acabando, muitos adultos começaram correr e evadindo-se do local, era menino correndo e entrando na mata que a gente só via as galhas abrindo e fechando. Por fim, restaram o prefeito com algumas pessoas que esperaram o helicóptero descer e receberam Lúcia Braga e seguimos para o Conjunto, onde seriam realizadas as formalidade de inauguração. (risos)

Alguns pais não foram por ficarem gritando e procurando seus filhos perdidos na mata e outros adultos também adentraram no mato e eu estava no grupo das pessoas que nos "acabamos de rir", já conhecíamos a capital, conhecíamos helicóptero através dos filmes e sabíamos do transporte que ela viria.

Posteriormente, estivemos com Lúcia Braga na capital, uma Mulher Política de muita classe, educada e uma pessoa extraordinária. Que Deus a acolha com as bênçãos merecidas e conforte o ex-governador Wilson Braga, nosso conterrâneo do Vale do Piancó que fez muito pela nossa terra quando governador do estado. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias