Quinta, 02 de Julho de 2020
83996891484
Especiais Semana Santa

Semana Santa em Olho D'água

E hoje, como é a Semana Santa em Olho d'Água?

13/04/2020 18h43
518
Por: Redação Fonte: Kokita Lacerda
Semana Santa em Olho D'água

Minha lembrança da semana santa em Olho D'água resiste até hoje. É aquela que tem juda para ser malhado e as pessoas se reunindo em festa de encontro e saudade. 

Tinha novenas e antes destas o som da matraca chamando os fiéis para a reza. 

Tinha João Salviano, sacristão por acaso, quase padre se revelando nas pregações para fiéis que olhavam a praça com pressa para usufruí-la, girar, cumprimentar pessoas, fazer planos e esperar o sábado de aleluia para se banhar na água benta da lagoa, do Poço do Mulungú, do riacho de Ernani Costa.

São lembranças dos pratos trocados de forma solidária simbolizando o jejum ou sua quebra materializada em arroz doce, canjica, curau, pamonha e bolo de milho. 

Não tinha ovos de chocolate, tinha presentes genuínos preparados com uma energia carregada de simbologia e afeto.

O Olho D'água da semana santa tem santos e santas cobertos com panos negros, santos e santas de luto, de sentimento, de vergonha pela crueldade, pela morte de Jesus em sua mais verdadeira demonstração de amor a humanidade.

Semana santa de festa e preparação para tirar os panos negros do altar, para novamente revelar que a vida continua.

Não tinha baile nem dança e muito menos doce. Jejuar era exercício de fé. Rezar mil Ave Maria planejada para não perder a conta: latas com mil caroços de milho ou feijão, terços contados e resignificados, joelhos dormentes, machucados e doloridos após o dever cumprido.

A ceia larga na quinta feira, o pouco banho na quarta-feira de trevas e a sexta-feira santa coroada pelo ápice da fé, da devoção, do respeito consigo mesmo e com o próximo. 

Muita saudade!!!

E hoje, como é a semana santa em Olho D'água?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias