Terça, 01 de Dezembro de 2020
83996891484
Cultura Olho d'Água

Rita Bizerra irá ministrar o curso de Literatura de Cordel, para comunidades escolares e a quem interessar

O curso será oferecido através de aulas remotas, modalidade educacional da Pandemia

06/11/2020 00h07 Atualizada há 4 semanas
482
Por: Redação Fonte: Rita Bizerra - Jornalista 3336/PB
Rita Bizerra irá ministrar o curso de Literatura de Cordel, para comunidades escolares e a quem interessar

O Cordel é uma forma tradicional de nossa literatura popular, que é escrito para ser lido e cantado. Feito em versos, com vocabulário acessível e estrutura rítmica cativante, de forma que a história corre como uma canção bonita.

Sem nos darmos conta, a aventura já terminou. Essa forma de expressão popular apresenta uma riqueza cultural que pode ser explorada pelas unidades escolares e grupos culturais locais a partir da divulgação da produção cultural do povo e da região.

O gênero “Literatura de Cordel” expressa em seus versos e traços marcantes da diversidade cultural presente na sociedade brasileira: cada região tende a proclamar seu modo de viver, seus costumes, suas crenças em produções características de sua região.

A primeira e mais importante constatação a respeito desta poesia, é que ela é uma expressão cultural do povo.

Utiliza-se de sua linguagem, sua visão de mundo, seus problemas, suas lendas e seu cotidiano.

A falta de sensibilização e de reflexão sobre a diversidade cultural e estética da cultura regional favorece o distanciamento do aluno de suas raízes histórico-geográficas, propiciando um processo de alienação cultural.

Entendemos que, nos meios escolares, a Literatura de Cordel deve ser valorizada, representando essas características que compõem a identidade de cada região e a espontaneidade da Arte Popular.

Este contato com elementos mais próximos da realidade das pessoas pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois o vocabulário usado na Literatura de Cordel é ou pode ser mais semelhante à linguagem cotidiana, tornando a compreensão de textos mais fácil.

Eis a razão da nossa proposta de trazer para as comunidades escolares e comunidades populares de Olho d'Água esse presente cultural, ainda quando se sabe do nosso amor por esse viés de conhecimento, com o qual nos identificamos, unindo o nosso corpo, alma e espírito nesse processo de doação para a nossa terra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curso: Literatura de Cordel
Sobre Curso: Literatura de Cordel
Aqui você encontrará conteúdos sobre Literatura de Cordel. Um Curso oferecido através de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Olho d'Água, através de recursos provindos da prevenção à Covid 19.
Patos - PB
Atualizado às 14h36 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

33° Sensação
18.8 km/h Vento
29.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias