Sexta, 30 de Outubro de 2020
83996891484
Educação Abordagem Educativa

Meio Ambiente de Patos realiza abordagem educativa sobre o Dia do Consumo Consciente

A educadora ambiental acrescentou que o material seco é processado através da prensagem

15/10/2020 05h55
370
Por: Redação Fonte: Redação, com Coordecom
Meio Ambiente de Patos realiza abordagem educativa sobre o Dia do Consumo Consciente

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta quarta-feira, dia 14 de Outubro, uma campanha sobre o Dia do Consumo Consciente, celebrado em 15 de Outubro.

 

Para isso, profissionais da Secretaria de Meio Ambiente estiveram nesta quarta no Supermercado Hiper Queiroz abordando os clientes e apresentando as opções da reutilização de materiais em vidro, papelão, plástico e orgânico.

 

Rainara Batista, educadora ambiental da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Patos (ASCAP), esclareceu que a escolha do supermercado foi proposital para orientar os consumidores sobre a forma mais adequada de consumo e o pós-consumo.

 

“Consumir consciente, comprar só o necessário e depois disso, o que fazer, tanto com os recicláveis, os não recicláveis e os orgânicos. Aqui também estamos mostrando que existe a lei sobre a existência da ASCAP, pois, tem gente que não sabe que existe e que essa lei fala que os materiais recicláveis serão destinados, exclusivamente, a associações ou cooperativas. No caso de Patos é a ASCAP. Esses materiais são recolhidos, triturados, processados e comercializados”, explicou Raianara.

 

A educadora ambiental acrescentou que o material seco é processado através da prensagem, e o orgânico junto com as podas são misturados com as folhas para compostagem.

 

Já Nathany Alves de Andrade, Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, frisou que o descarte correto dos recicláveis é importante para evitar o acúmulo desses materiais nos lixões reduzindo o volume e os impactos ambientais.

 

“Com o volume menor de lixo as queimadas vão ser menores e a emissão de gases através da fumaça vão ser menos ofensivo à saúde humana. Então, a gente espera que as pessoas fiquem bem orientadas e reduzam o volume de lixo a ser descartado e assim, colabore com o pessoal que aproveita esses materiais recicláveis porque é benéfico para eles na questão da produção e da questão financeira”, justificou.

 

Materiais orgânicos e adubo

 

O material orgânico pode ser transformado em adubo para as plantas. Por exemplo, cascas de verduras , de legumes ou frutas podem ser levadas para secar ao sol para tirar a umidade, triturar e depois destinar às plantas porque é uma fonte rica de proteínas para o desenvolvimento delas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias