Sexta, 20 de outubro de 201720/10/2017
83991684562
Claro
23º
27º
35º
Sousa - PB
dólar R$ 3,19
euro R$ 3,76
CULTURA
Olho d'Água: Secretária de Cultura reativa Associação Comunitária
"Associação Comunitária Rural não está ligada apenas para a agricultura, mas, a todos os segmentos sociais da comunidade", disse a Secretária.
Esdras Leal Trajano Sousa - PB
Postada em 15/09/2017 ás 20h27
1.089 acessos
Olho d'Água: Secretária de Cultura reativa Associação Comunitária

Reunião da ADCRUT

Aconteceu no último sábado, às 15 horas, no Grupo Escolar Municipal Pedro Tiburtino, no sítio Tapera, município de Olho d'Água - Pb, uma reunião com toda a comunidade, que teve como foco central, a reativação da ADCRUT (Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural Tapera), uma Instituição filantrópica, que em outro momento recebeu o Certificado de OSCIP, concedido pelo Ministério da Justiça, fora a única Associação Rural, no Vale do Piancó, que dispunha de automóvel próprio para assistir os seus associados e se encontrava inativa.


Por iniciativa da Secretária de Cultura, Rita Bizerra e do ex-Presidente da Associação José Valdemar Tiburtino Leite Neto, ambos nascido naquela comunidade, foram convidados todos os moradores locais e pelo menos e mais pessoas de cada residência atendeu o chamado dos dois.


Na oportunidade, o ex-Presidente Neto fez a abertura da reunião mostrando as dificuldades que impediram o prosseguimento dos trabalhos à frente da Instituição e a desmotivação por falta de apoio, ao mesmo tempo que fez os presentes perceber a necessidade da comunidade se organizar, tanto para está presente nas tomadfas de decisão do governo municiapal e de outros órgãos ligados ao mundo ruralista, bem como, para ter os benefícios sociais e econômicos das políticas públicas.


Neto explicou com detalhes todo o processo do GARANTIA SAFRA na comunidade, tirando dúvidas de quem fez alguma indagação à respeito da sua situação indivialmente e, também, as dúvidas coletivas. Orientou o caminho de busca do programa e ainda, despertou a atenção aos agricultores aposentados e pensionistas dos riscos de cadastrar-se em quaisquer projetos ou programas federais, com a precaução de manter o seu benefício.


Outras pessoas falaram, a comunidade se mostrava bem interessada em reestruturar a Associação e, por fim, Rita Bizerra mostrou outras necessidades da comunidade e orientou que os presentes procurassem o apoio da comunidade escolar, professores e alunos, para envolver a comunidade como um todo e fazer a instituição cuidar também da felicidade das pessoas, da educação, de resgatar a história da comunidade, de criar momentos culturais, de construir uma escola de vida dentro da Associação.


No calor da aceitação de suas ideias, Rita Bizerra, se prontificou de reaver com os irmãos a parte de sua herança de terras na comunidade, ocasionada pela morte dos seus Pais, Jeremias Bizerra e Ana Arlinda. Rita venderá as 02 hectares de terras de baxio, por não ter interesse na agriculturapara e anunciou que logo receba a sua parte no carrasco, fará a doação legal de 300 metros quadrados para a construção da sede.


Muitos dos agricultores presentes agradeceram e se pronunciaram voluntários para a construção da Sede e, ficou agendada a reunião seguinte para o dia 10 de outubro, numa terça feira, na qual será eleita a Mesa Diretora da ADCRUT, que será entregue às mulheres, como experimento de administração sustentável.

FONTE: Esdras Leal Trajano - Redator
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium